A Livre Academia do Wara
Data pubblicazione: Apr 18, 2010 10:13:50 PM
Nos dias 27 e 28 de março reuniu-se pela primeira vez em Parintins, nos locais da UFAM, e com a colaboração voluntária de vários professores dessa instituição, o seminário permanente de autoformação de lideranças, estudantes e pesquisadores Sateré-Mawé.
Trata-se de uma iniciativa da Associação de Consultoria e Pesquisa Indianista da Amazônia (ACOPIAMA) em parceria com o Consorcio dos Produtores Sateré-Mawé (CPSM), apoiada no âmbito do Projeto Vintequilos (projeto de cooperação internacional executado pela Associação ICEI – Instituto de Cooperação Internacional, e financiado principalmente pelo Ministério dos Assuntos Exteriores Italiano – MAE).
Desejamos que esse evento seja somente o primeiro (e de qualquer forma bem sucedido!) passo rumo a um sonho de autêntica autonomia étnica integrada na sociedade nacional e na cidadania planetária.
Um desafio que aposta na ideia que nossa cultura não é um património turístico folclórico, ou um acervo de conhecimentos empíricos, a serem mais ou menos prostituídos ou sucateados, mas sim um instrumento orgânico e vivo de conhecimento e de aprendizagem. Um instrumento tradicional, mas que sabe pensar esse nosso mundo moderno, tecnológico e globalizado do século XXI, levando inclusive aos outros a contribuição de seu próprio olhar original e inovador.