Rádio Waku Sese

Vamos chamá-la "waku sése" (Gabriella Pettazzoni). "Muito bom!" (Ageu Sateré)

No contexto do primeiro projeto Vintequilos, financiado pela União Europeia e coordenado pelo ICEI-Itália, estava prevista a criação em Vintequilos de uma rádio comunitária do Povo Sateré-Mawé, a ser gerenciada pelo CGTSM, que abrangesse a Terra Indígena toda, e precisava lhe dar um nome. Depois de muita discussão, em 2005, a coordenadora do projeto, Gabriella Pettazzoni, lançou a ideia de chamá-la "Waku Sése". Todo mundo gostou: isso era "muito bom"! Por causa de dificuldades técnicas e burocráticas, este específico objetivo daquele projeto de cooperação internacional não foi realizado, mas no contexto do Projeto Integrado do CGTSM nenhum objetivo que fique suspenso é abandonado! A partir de lá, "Rádio Waku Sése" ficou representando, no contexto do PAIESM, o objetivo de realizar uma radiofonia Sateré-Mawé. Um caminho que ao longo dos anos foi sendo trilhado através de diferentes formas de parceria com Rádio Alvorada e a Diocese de Parintins. Vamos pra frente!

17 de dezembro 2021: Inauguração da Rádio comunitária Satere ty na Escola Indígena São Pedro. A gestão, com o apoio e a parceria da Rádio Alvorada e da EISP, será da Associação Rádio Comunitária SateréTy. Ela atinge, por enquanto, 70% das aldeias.

Na programação está incluido, três vezes por semana, o programa

Nagnia epopera wato ("Grande livro dos sábios"),

conduzido pelo Presidente da Livre Academia do Wará, José de Oliveira: segunda e quarta de 8 às 9 da manhã, e sabado de 16 às 17 da tarde.

FM 87.9

de 2010 até 2018: está no ar a radio livre dos Sateré-Mawé:

Um projeto que nasceu em parceria com ICEI, no ámbito do projeto Vintequilos II, e que continua, de 2013 até 2018, autogerenciado e autofinanciado pelo CPSM.

Agradecemos Radio Alvorada de Parintins pela janela corajosamente aberta à voz autónoma de nosso Povo nas suas frequências e também pela competência disponibilizada para a formação dos nossos animadores.

1380 kHz

Começamos essa aventura com a construção do programa:

Wará

Espaço de comunicação social sobre nosso projeto integrado de etnodesenvolvimento da Terra Indígena Andirá-Marau

TODAS AS QUINTAS

DE 05H00 AS

05H45 DA MADRUGADA,

HORA DE PARINTINS E

MANAUS!

Uma emissão voltada à comunicação interna do nosso Povo, mas também a fazer conhecer o P.A.I.E.S.M. a nível local, explorando o alcance da Rádio Alvo0rada. E para escutá-la no mundo todo era só clicar nos linkes:

CIDADAO DO PLANETA TERRA,

CLIQUE AQUI PARA ESCUTAR RADIO ALVORADA E, NA HORA CERTA, O PROGRAMA WARA NO AR!!