A 21 "Começamos com vinte quilos" 1995-6
A frase "começamos com vinte quilos" ficou famosa, quase um ditado, por ter sido usada inúmeras vezes por Obadias Garcia para introduzir a explicação da história, do significado, da lógica de funcionamento ou dos objetivos do Projeto Waraná
Nesta página encontramos correspondencias originais entre Obadias, Maurizio Fraboni, Flaviano Guimarães, Stefano Magnoni e Luíz Eusebi, para operacionalizar o envio para a Itália das primeiras amostras e do primeiro lote.
Cabe salientar que naquela época a comunicação, muito aleatória, se fazia quase que exclusivamente pelo fax, o CGTSM não tinha nenhuma infraestrutura de comunicação e apoiava-se ao escritório da COIAB em Manaus.
Integrando com outros documentos que iremos recuperando, procuraremos reconstruir a cronologia e as dificuldades daquele histórico evento, pois não foi nada fácil no contexto da época alcançar esse pequeno, porém tão grande, resultado!
Referencia, nesse fax, ao encontro de janeiro 1995 entre Obadias Garcia como Secretário da COIAB e Maurizio Fraboni como representante da Mesa de Harmonização (Tavola di Concertazione) da Aliança do Clima na Lombardia (Itália) de onde surgiu a idealização do "Projeto Waraná". E a perspectiva de enviar 10 kg de guaraná em pães na Itália para teste.
6 bastões, que deram 4 kg de waraná: o primeiro envio de amostra para a Cooperativa Chico Mendes de Milão pela Varig: 22 de fevereiro de 1996.
20 kg de pó e 30 de bastões: a primeira venda para a Chico Mendes de Milão
650 kg de pó para a CTM: depois do teste bem sucedido de Milão, a distribuição passa a ser nacional, na Itália, através da central de importação.
As fotos do primeiro beneficiamento