ACOPIAMA ficha

Associação de Consultoria e Pesquisas Indianistas da Amazônia
 
em construção

Para entender a natureza da contribuição da ACOPIAMA no PAIESM precisa antes de tudo ter como referencia seu Estatuto, considerando com a maior atenção os artigos 2,3,4,6,7, e 8.



Para entender a especificidade da parceria entre o CGTSM e a ACOPIAMA cabe tomar como referencia o art.5, tão crucial que vamos reproduzi-lo aqui:

Art. 5º A ACOPIAMA considera sua pluridecenal contribuição no Projeto Integrado de Etnodesenvolvimento do Povo Sateré-Mawé -PIESM (1), gerenciado pelo Conselho Geral da Tribo Satere-Mawé em quanto expressão institucional desse Povo, seu serviço e compromisso prioritário, sendo que a vocação do PIESM a se pensar como motor de desenvolvimento regional e catalizador de um sistema de inovação local mais abrangente o constitui como instrumento facilitador e sinérgico à realização de projetos conformes ao art. 4 ao serviço de outros atores sociais ou institucionais amazônicos

Isso faz com que a Acopiama seja uma entidade que:
1) se coloca PERMANENTEMENTE como instrumento ao serviço do projeto estratégico do CGTSM.
2) ........


(1) A ultima redação e aprovação social do Estatuto da Acopiama precede a mudança de definição do Projeto Integrado de PIESM para PAIESM, mudança que simplesmente evidencia e salienta a característica de autonomia do Projeto Waraná.

SelectionFile type iconFile nameDescriptionSizeRevisionTimeUser