Amado Menezes, Tuxaua Geral do Rio Andirá, faleceu ontem, dia 15 de outubro de 2020, de COVID-19

postado em 16 de out. de 2020 05:34 por Filhos do Waraná   [ 16 de out. de 2020 18:38 atualizado‎(s)‎ ]

Nota de Pesar
É com grande pesar que comunicamos  o falecimento do Sr. Amado Menezes, Tuxaua Geral das aldeias Sateré-Mawé do Rio Andirá, Município de Barreirinha/AM.
Amado, era membro fundador da Livre Academia do Wará-LAW, colégio de anciãos indígenas, sempre foi uma grande liderança a frente de seu Povo, ao seu lado lutamos o bom combate, principalmente na educação e saúde  e aprendemos muito com suas palavras e atitudes de nag.
Defendeu o seu Povo com todas as forças contra a Covid-19 inclusive denunciando o fim das barreiras sanitárias que contribuiu no aumento dos casos.
Lutou até o fim. Vamos continuar sua luta e o seu legado meu líder e muito obrigado por tudo. Agora resta nos guiar na ancestralidade junto aos nossos grandes tuxauas.
Por fim prestamos solidariedade aos amigos e familiares do Tuxaua Amado Menezes por esta irreparável perda e rogamos para que possa encontrar conforto nesse momento de grande dor, em que as palavras se apequenam e o espírito busca amparo na Fé.
(Tito Menezes - LAW)

Conselho Geral da Tribo Saterr-Mawe-CGTSM, vem a público para informar que de acordo om a Familiares que Tuxaua Geral do Rio Andirá. Sr. Amado Menezes acaba de falecer vítima de Corona-vírus. E direcionar à Família Menezes e à Família Satereria da Terra Indígena Andira/Marau a nossa profunda tristeza pela perda de uma grande liderança que mostrou a frente a este Povo. Não mediu esforço para defender juntamente com as lideranças que estiveram a frente da Barreira Sanitária ficando assim exposta a contrair essa enfermidade mesmo sendo pessoa de risco. E acabou a contraindo.  Portanto, obrigado por tudo meu irmão e amigo. Você deixou o seu legado que jamais o Povo Satere-Mawe esquecerá.  Vá em paz e que Deus te receba nos seus Braços  AMÉM.
(Obadias Batista Garcia - CGTSM)

NOTA DE PESAR E AGRADECIMENTOS AO TUXAUA GERAL DA NAÇÃO SATERÉ MAWE/ANDIRÁ AMADO MENEZES FILHO.
NÓS,FILHOS DO GUARANÁ(WARANA) ESTAMOS DE LUTO!
É com a alma sangrando e o coração partido que lamentamos a morte do meu tio e tuxaua Geral AMADO MENEZES. E ao mesmo tempo agradecemos sua imensa contribuição na busca de melhorias na qualidade  de vida do povo Sateré Mawe.
Enquanto uns zombavam e tentavam adentrar no território Sateré de forma irresponsável e arbitrária, Tuxaua Amado lutou como um verdadeiro guerreiro para a  instalação e continuação dos trabalhos  na Barreira Sanitária, pois sabia da importancia para salvaguardar a vida dos nossos parentes!!
Infelizmente, foi um dos acometidos por esse maldito vírus... lutou bravamente pela vida, vindo a falecer na tarde de ontem...
  Hoje, o que fica são seus ensinamentos e luta em prol da coletividade.
Um homem sábio, que sempre soube conduzir os problemas que naqueles momentos poderiam ser como "ervas daninas " para nosso povo (dividindo-nos), um líder nato, autodidata que nunca sentou no banco de faculdade. No entanto, aprendeu tudo na escola da vida, dono de um discurso admirável, sendo um exemplo de sabedoria e discernimento para conduzir a nação Sateré Mawe.  
Por muito tempo lutou juntamente com outras lideranças, em Parintins, Manaus, Brasília, em encontros, nas grandes assembléias, priorizando melhorias para nosso povo!!!
Não perdemos apenas nosso tuxaua geral... particularmente, perdi um tio, um conselheiro, um grande companheiro de lutas nas grandes batalhas. Conquistamos Vitórias, Choramos derrotas e sonhamos futuros ideais para nosso povo.
Mesmo com a dor e sofrimento desta perda, entrego tudo nas mãos de nosso TUPANA, pedindo forças para continuar LUTANDO, sendo este um de seus legados.
Que Deus possa recebe-lo em sua morada eterna e dê forças para minha tia Maria e os demais familiares.
(Jecinaldo Sateré - CGTSM  - DAI Barreirinha)



As armas de ontem e as armas de hoje

"No passado, nas lutas  tinham o costume de cacetar, flechar e matar. Hoje nos filhos, netos, nossos terenetos não vão usar essas armas para lutar. Vão usar a lei, pelos estudos que vão aprender, essa é parte da educação que surgiu" Amado Menezes Filho. Tuxaua Geral do Rio Andirá. 


Tuchaua Geral do Rio Andirá - Amado Menezes Filho