Portal dos Filhos do Waraná - novidades no Portal, noticias avulsas e FAQ

O guerreiro mawé

"Antes dos combates, os Maués tomam também guaraná para ganhar vigor e se tornarem insensíveis aos ferimentos."
Ano 1900, Eliseu Reclus, geógrafo e anarquista.

ÚLTIMAS NOVIDADES!


Como o Portal é muito grande, suas atualizações muitas vezes passam despercebidas. Por isso vamos colocando aqui os LINKS aos últimos arquivos inseridos ou modificados:


03-06-2021 Novo item - 11 de outubro de 2018 - na página: A caminhada dos produtores.
15-04-2021 Mais uma ficha, B89, no índice por autores da biblioteca da LAW.
10-04-2021 Mais um vídeo no canal dos filhosdoguarana
07-04-2021 Mais uma notícia avulsa: abril indígena -live sobre empreendedorismo indígena
03-04-2021 Mais um álbum de fotos: Andiroba 2021: a gente não para!
16-03-2021 Mais um item nas Frequently Asked Questions.
11-03-2021 A página  das Frequently Asked Questions vira interativa
20-02-2021 Novas fotos, da safra 2021, no álbum O verdadeiro waraná da Terra Indígena Andirá-Marau.
19-02-2021 Mais um texto na ficha B5 da biblioteca
12-02-2021 Mudanças na página Fale conosco
11-02-2021 Mais um documento na págima Anéis das cadeias produtivas do PAIESM
10-02-2021 Nova nota avulsa: A solidariedade da COIAB
22-01-2021 Novo mapa do PAIESM



Abril indìgena

postado em 7 de abr. de 2021 12:56 por Filhos do Waraná   [ 10 de abr. de 2021 09:47 atualizado‎(s)‎ ]




live dia 7 de abril as 19h (hora de Brasília)
Rádio Yandê

🏹Anápuàka Muniz Tupinambá Hãhãhãe, Etnomunicador, empresário, Artista, Produtor Executivo da Rádio Yandê, Casa Yandê, Prêmio da Música Indígena Contemporânea - Yby Festival, Yby MANI; Maker; especialista em HiperMuseus, RedSkin Money. Atualmente estudante de jornalismo na Faculdade Católica Paulista e criando uma startup um Open Banking Indígena.

🏹Sol Terena, administradora da página Grafismo Indígena, da aldeia Tereré_MS, que tem como objetivo dar visibilidade na cultura e luta dos povos tradicionais. Desenvolveu uma coleção de camisetas para valorizar a luta e os grafismos indígenas.

🏹Luakam Anambé, Artesã, Empresária, criadora da artes Papaxibé e Bonecas Anaty.

🏹Sérgio Wará Sateré Mawé, Presidente do Consórcio dos produtores Sateré-Mawé CPSM, órgão autonomo do conselho geral do povo Sateré-Mawé, que cuida da economia indígena da terra Andira-Marau, denominado como projeto de etnodesenvolvimento.

⭐Apresentação Daiara Tukano e Cristian Wariu
AO VIVO às19h no Facebook da Rádio Yandê e no canal do YouTube de Daiara Tukano.
.
#abril #indigena #abrilindigenalive #cultura #economia #direitosindígenas #direitoshumanos #genero #Diversidade #meioambiente #urbano #saude #pademia #politica #racismo #empreendedorismo #culturaalimentar #culinaria #covid19 #territorio #midia #brasil #br 
Mostra meno

A Escola Agricola Dom Pedro no jardim florestal do Projeto Waraná

postado em 2 de abr. de 2021 04:27 por Filhos do Waraná   [ 2 de abr. de 2021 05:06 atualizado‎(s)‎ ]

Uma negociação do CGTSM com o IDAM e a Prefeitura de barreirinha, em colaboração com a Diocese, que prometem bons resultados!
Ler a matéria do IDAM clicando na imagem.

https://sites.google.com/a/nusoken.com/portal-dos-filhos-do-warana/noticias-1/_draft_post-12/Cattura.JPG



A solidariedade da COIAB

postado em 10 de fev. de 2021 22:53 por Filhos do Waraná   [ 10 de fev. de 2021 22:56 atualizado‎(s)‎ ]

A Coiab destinou apoio logístico à região do Andirá, no Município de Barreirinha-AM através da lancha "Satereria".
O recurso foi entregue em parceria com o CGTSM na última segunda-feira, 08/02, sendo empregado no apoio ao combate à pandemia da Covid-19 na Terra Indígena dos Sateré-Mawé, inclusive na barreira sanitária no acesso fluvial do Rio Andirá.
O professor Naasson, além de atuar na linha de frente desde o início da pandemia, é o responsável pelos trabalhos da lancha Satereria na região.
Por fim o registro da alimentação e combustível que a Prefeitura de Barreirinha através do Departamento de Assistência ao Índio-DAI destinou a barreira sanitária do Andirá.
Tito Menezes
satereria
satereria
satereria





Membro da Diretoria do CGTSM eleito Presidente do CEEI-AM

postado em 1 de dez. de 2020 05:34 por Filhos do Waraná   [ 1 de dez. de 2020 05:56 atualizado‎(s)‎ ]

Jesiel Santos dos Santos é Presidente do Conselho Estadual de Educação Indígena do Amazonas

vakinha para apoiar a vigilância: contra o covid-19 e todo mal

postado em 9 de nov. de 2020 23:04 por Filhos do Waraná   [ 9 de nov. de 2020 23:11 atualizado‎(s)‎ ]


Contribua e compartilhe!



vakimha contra o covid-19



Não sabemos quando o COVD-19 vai terminar.  Mas, como muitos, através do COVID-19 nos já aprendemos nossas fraquezas.Temos uma linda terra demarcada como terra Indígena, a Terra Indígena Andirá-Marau: o pedaço de mundo, o abrigo que os nossos antepassados deixaram sob a nossa responsabilidade: para protegê-lo e onde protegermos.

Durante meses, as Instituições públicas garantiram o controle em segurança das poucas entradas e saídas absolutamente necessárias, e até lá não fomos atingidos. Depois largaram de mão, e o vírus começou a fazer estragos.  Mas adianta se queixar que os brancos não nos protegeram, se essa tarefa é nossa? Adianta se queixar que os brancos infringiram suas leis se seria suficiente que nos cumpríssemos com as nossas?   

Por isso queremos doravante tomar conta nós mesmos, de forma autônoma, de garantir a vigilância, para que possamos impedir a entrada na nossa terra de tudo o que possa prejudicar a saúde, mas também a qualidade de vida das comunidades e a natureza.

A Terra Indígena Andirá-Marau só têm duas portas de entradas: lá onde esses rios, o Andirá e o Marau que nela têm suas nascentes, desembocam fora dela. 

Montando dois pontos de vigilância equipados, sob o controle das autoridades indígenas, teríamos um filtro eficaz: hoje para se precaver do COVID-19, amanhã para impedir que os comerciantes tragam drogas bebidas alcoólicas industrializadas, trazendo desunião nas comunidades, ou clones, sementes tratadas e pesticidas que coloquem em perigo a biodiversidade e o santuário ecológico do waraná. Precisamos só de duas balsas, que podemos equipar em parceria com as prefeituras locais, e uma lancha para garantir a movimentação das nossas equipes de trabalho. 

Contamos com vossa ajuda!



Azarias é o novo tuxaua geral do Rio Uaicurapá

postado em 3 de nov. de 2020 01:12 por Filhos do Waraná   [ 3 de nov. de 2020 01:13 atualizado‎(s)‎ ]

Azarias de Souza Ferreira é o novo tuxaua-geral do rio Uaicurapá.

Azarias tuxaua Geral Uaicurapá - Povo Sateré-Mawé

Ele sucede a Rose Silva de Oliveira, que exercia o cargo desde 2009, e que tinha decidido renunciar por razões pessoais.

Amado Menezes, Tuxaua Geral do Rio Andirá, faleceu ontem, dia 15 de outubro de 2020, de COVID-19

postado em 16 de out. de 2020 05:34 por Filhos do Waraná   [ 16 de out. de 2020 18:38 atualizado‎(s)‎ ]


Nota de Pesar
É com grande pesar que comunicamos  o falecimento do Sr. Amado Menezes, Tuxaua Geral das aldeias Sateré-Mawé do Rio Andirá, Município de Barreirinha/AM.
Amado, era membro fundador da Livre Academia do Wará-LAW, colégio de anciãos indígenas, sempre foi uma grande liderança a frente de seu Povo, ao seu lado lutamos o bom combate, principalmente na educação e saúde  e aprendemos muito com suas palavras e atitudes de nag.
Defendeu o seu Povo com todas as forças contra a Covid-19 inclusive denunciando o fim das barreiras sanitárias que contribuiu no aumento dos casos.
Lutou até o fim. Vamos continuar sua luta e o seu legado meu líder e muito obrigado por tudo. Agora resta nos guiar na ancestralidade junto aos nossos grandes tuxauas.
Por fim prestamos solidariedade aos amigos e familiares do Tuxaua Amado Menezes por esta irreparável perda e rogamos para que possa encontrar conforto nesse momento de grande dor, em que as palavras se apequenam e o espírito busca amparo na Fé.
(Tito Menezes - LAW)

Conselho Geral da Tribo Saterr-Mawe-CGTSM, vem a público para informar que de acordo om a Familiares que Tuxaua Geral do Rio Andirá. Sr. Amado Menezes acaba de falecer vítima de Corona-vírus. E direcionar à Família Menezes e à Família Satereria da Terra Indígena Andira/Marau a nossa profunda tristeza pela perda de uma grande liderança que mostrou a frente a este Povo. Não mediu esforço para defender juntamente com as lideranças que estiveram a frente da Barreira Sanitária ficando assim exposta a contrair essa enfermidade mesmo sendo pessoa de risco. E acabou a contraindo.  Portanto, obrigado por tudo meu irmão e amigo. Você deixou o seu legado que jamais o Povo Satere-Mawe esquecerá.  Vá em paz e que Deus te receba nos seus Braços  AMÉM.
(Obadias Batista Garcia - CGTSM)

NOTA DE PESAR E AGRADECIMENTOS AO TUXAUA GERAL DA NAÇÃO SATERÉ MAWE/ANDIRÁ AMADO MENEZES FILHO.
NÓS,FILHOS DO GUARANÁ(WARANA) ESTAMOS DE LUTO!
É com a alma sangrando e o coração partido que lamentamos a morte do meu tio e tuxaua Geral AMADO MENEZES. E ao mesmo tempo agradecemos sua imensa contribuição na busca de melhorias na qualidade  de vida do povo Sateré Mawe.
Enquanto uns zombavam e tentavam adentrar no território Sateré de forma irresponsável e arbitrária, Tuxaua Amado lutou como um verdadeiro guerreiro para a  instalação e continuação dos trabalhos  na Barreira Sanitária, pois sabia da importancia para salvaguardar a vida dos nossos parentes!!
Infelizmente, foi um dos acometidos por esse maldito vírus... lutou bravamente pela vida, vindo a falecer na tarde de ontem...
  Hoje, o que fica são seus ensinamentos e luta em prol da coletividade.
Um homem sábio, que sempre soube conduzir os problemas que naqueles momentos poderiam ser como "ervas daninas " para nosso povo (dividindo-nos), um líder nato, autodidata que nunca sentou no banco de faculdade. No entanto, aprendeu tudo na escola da vida, dono de um discurso admirável, sendo um exemplo de sabedoria e discernimento para conduzir a nação Sateré Mawe.  
Por muito tempo lutou juntamente com outras lideranças, em Parintins, Manaus, Brasília, em encontros, nas grandes assembléias, priorizando melhorias para nosso povo!!!
Não perdemos apenas nosso tuxaua geral... particularmente, perdi um tio, um conselheiro, um grande companheiro de lutas nas grandes batalhas. Conquistamos Vitórias, Choramos derrotas e sonhamos futuros ideais para nosso povo.
Mesmo com a dor e sofrimento desta perda, entrego tudo nas mãos de nosso TUPANA, pedindo forças para continuar LUTANDO, sendo este um de seus legados.
Que Deus possa recebe-lo em sua morada eterna e dê forças para minha tia Maria e os demais familiares.
(Jecinaldo Sateré - CGTSM  - DAI Barreirinha)



As armas de ontem e as armas de hoje

"No passado, nas lutas  tinham o costume de cacetar, flechar e matar. Hoje nos filhos, netos, nossos terenetos não vão usar essas armas para lutar. Vão usar a lei, pelos estudos que vão aprender, essa é parte da educação que surgiu" Amado Menezes Filho. Tuxaua Geral do Rio Andirá. 


Tuchaua Geral do Rio Andirá - Amado Menezes Filho



Exportamos na França máscaras para prevenção do COVID-19

postado em 26 de ago. de 2020 23:04 por Filhos do Waraná   [ 26 de ago. de 2020 23:22 atualizado‎(s)‎ ]

Máscaras da Associação das Mulheres Sateré-Mawé - AMISM e máscara Nusoken do Consórcio dos Produtores Sateré-Mawé - CPSM serão exportadas para a
FRANÇA ..............

TODOS CONTRA O COVID-19!

postado em 9 de jul. de 2020 18:38 por Filhos do Waraná   [ 9 de jul. de 2020 18:47 atualizado‎(s)‎ ]

#contra o COVID-19


NÃO PERCAM! LIVE DIRETO DO CONSÓRCIO DOS PRODUTORES SATERÉ-MAWÉ

postado em 6 de jul. de 2020 10:02 por Filhos do Waraná   [ 6 de jul. de 2020 10:22 atualizado‎(s)‎ ]

1-10 of 51